A Black Friday é uma das principais datas que impulsionam nas vendas no varejo, celebrada sempre na última sexta-feira do mês de novembro, ela inaugura a temporada de compras para o Natal e o final do ano. A data é uma possibilidade para o consumidor de poder realizar compras por um preço mais em conta, sendo um atrativo que atinge vários setores, inclusive o mercado da moda premium.
As grifes mais conceituadas do mercado vê a ocasião como uma oportunidade de aumentar os seus faturamentos, principalmente nas vendas online. E para ajudar essas grandes marcas, empresas como o Grupo Moon, holding brasileira especializada em e-commerce de moda, vê o momento como uma oportunidade para alavancar as vendas.
Segundo o CEO do Grupo Moon, Thiago Santos, o varejo digital é o mais afetado pelas grandes grifes nessa época do ano. “Esses tipos de marcas não têm muitas ações promocionais ao longo do ano, pois entendem que conflitam com o branding, mas nessa ocasião, a data é muito marcante para o varejo digital, então sentem-se mais confortáveis para promocionar nesse canal”, diz Santos.
Hoje o Grupo Moon atende mais de 80 empresas do setor da moda, incluindo as grifes mais conceituadas do país como: Paula Ferber, Mixed e Fillity. A holding é detentora de quatro empresas que oferecem diversos recursos para o mercado do varejo digital, sendo elas: Dizy Commerce, E-thinkers, Intensify e Retail Hiring, as soluções são diversas, desde a criação de uma plataforma de venda, até na gestão da loja online.
As soluções ofertadas pela empresa, fizeram as marcas andarem na contramão do mercado, isso porque segundo o EBIT, de janeiro a junho de 2023, as compras online recuaram 7,3% em relação ao mesmo período de 2022. O segmento de Moda e Acessórios, sofreu ainda mais, com uma redução de 26% no GMV, se comparado também ao mesmo período de 2022. Mas na contramão desse resultado, as marcas do Grupo Moon tiveram em média 41% de crescimento.
“Paula Ferber é uma marca de calçados que vem crescendo consistentemente, fez um processo de reposicionamento e redução das lojas físicas e o e-commerce tem sido muito importante nesse processo. A Fillity também é uma marca que cresce muito, pois incorporaram o e-commerce e o data driven como parte de seus processos. Com esse drive digital, vem tendo muito êxito nas ações de ominichannel, crescendo de forma consistente tanto nos canais físicos como o digital”, completa Santos.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Luxo (Abrael), no ano passado, as vendas para o setor aumentaram 50% em comparação a 2021. Globalmente, segundo a consultoria Bain & Company a tendência é que 2023 acumule crescimento de 7% a 8%.
“O mercado de luxo é um setor caracterizado pela venda de produtos de alto valor agregado, voltados para um público seleto e com poder aquisitivo elevado, então mesmo em cenários econômicos pelo qual estamos passando no momento de inflação e juros muito altos, essa camada da população tem um impacto muito diferente e em certos momentos, até positivo ao contrário das camadas da população menos abastadas. Além disso, a pandemia represou parte desse crescimento ou, eu diria que migrou para categorias diferentes do setor de moda, como por exemplo setores náuticos, construção, decoração e outros” relata Santos.
No mercado global, o nicho de produtos de luxo deve faturar US$ 354,8 bilhões neste ano, um crescimento de 13,5% em relação a 2022, de acordo com dados da consultoria Statista. Porém, no Brasil, o crescimento estimado será mais modesto, chegando a 4,2% neste ano, indo a US$ 2,85 bilhões, 0,14% do PIB do Brasil em 2022.
Mas o mercado de moda premium tem acompanhado as tendências mundiais de compra online, onde o consumidor tem migrado das lojas físicas e cada vez mais realizado compras por lojas virtuais. “Nós atendemos marcas que, em sua grande maioria, possuem canais físicos e online, mas o que podemos afirmar é que o e-commerce figura na maioria dos casos como a principal loja em faturamento, em alguns casos, correspondendo até ao volume de 3 a 4 lojas físicas”, diz Santos.
Segundo Santos, o público feminino é o que mais consome nessa data do ano. “Roupas e calçados femininos ainda são de longe as principais “subcategorias” do setor, mas vemos uma grande adesão do consumidor aos produtos de Jóias e Semijoias”, relata Santos.
Sobre o Grupo Moon
Grupo Moon é uma holding brasileira especializada em e-commerce de moda premium. Detentora das empresas Dizy Commerce, E-thinkers, Intensify e Retail Hiring, a marca fornece soluções para o mercado on-line de luxo, tendo em seu portfólio grandes nomes do setor.