Neste dia 18 de outubro é comemorado o dia Dia do Médico, uma data que homenageia uma das mais importantes profissões, um profissional que cuida da nossa saúde e que foi fundamental em vários momentos da humanidade, como o período da pandemia.
Segundo dados da Demografia Médica CFM – 2024, divulgados pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil tem atualmente 575.930 médicos ativos, cerca de 2,81 por habitante.
Os dados mostram que o número de médicos no Brasil quadruplicou nas últimas décadas, em 1990, existiam apenas 131.278 profissionais no país.
Estudos e tecnologias a favor da medicina
Nas últimas décadas, vários novos estudos e tecnologias foram desenvolvidas e ajudaram a aprimorar processos como o diagnóstico, tratamento e acompanhamento, como contam profissionais de várias áreas da medicina.
Dra. Elodia Ávila – Cirurgiã Plástica
“É gratificante ver como as inovações tecnológicas, como o uso de novas técnicas de manipulação dos tecidos minimamente invasivas, têm revolucionado a cirurgia plástica, permitindo procedimentos mais precisos e recuperações mais rápidas”.
Dr. Luiz Felipe Carvalho – Neuro-ortopedista
“Neste Dia do Médico, com satisfação eu aplaudo os avanços que conseguimos com o uso de células-tronco, como nos casos de pacientes com lesões de medula espinhal e doenças degenerativas e dores crônicas, onde os resultados têm sido surpreendentes”.
Dr. Roberto Yano – Médico Cardiologista
“É muito bom ver como a ciência, a tecnologia, e o estudo constante, estão mudando a forma de cuidar do coração. Com isso, conseguimos controlar os problemas cardíacos de maneira mais precisa”.
Dr. Gustavo Martins – Médico e cirurgião dermatológico
“É incrível ver como as novas técnicas, como o transplante capilar com FUE (Extração de Unidades Foliculares), têm transformado o tratamento da calvície. Com procedimentos menos invasivos e de recuperação rápida, estamos conseguindo restaurar a densidade capilar de forma muito mais precisa”.
Dr. Alexandre Silva e Silva – Médico especialista em ginecologia e obstetrícia
“A cirurgia minimamente invasiva tem revolucionado o tratamento dos miomas e da endometriose, permitindo que removamos esses tumores e lesões com precisão milimétrica, preservando tecidos saudáveis e garantindo uma recuperação mais rápida”.
Dr. Flávio Nascimento – Médico Psiquiatra
“A neurociência têm nos permitido compreender cada vez melhor os efeitos da ansiedade no cérebro. Casos em que aplicamos novas tecnologias, como a neuroimagem funcional, têm nos dado uma precisão inédita no diagnóstico e no desenvolvimento de tratamentos”.
Dra. Patrícia Santiago – Médica pós-graduada em Nutrologia
“É muito bom ver como a integração da genômica com a nutrição tem nos ajudado a identificar predisposições genéticas, permitindo criar planos alimentares sob medida”.