As criptomoedas já fazem parte do nosso dia a dia, sua cotação já influencia o mercado financeiro, investimentos e até mesmo a nova moeda que será lançada pelo Banco Central, o Real Digital utiliza tecnologia de segurança inspirada nas criptomoedas.
No entanto, diversos golpes recentes envolvendo criptomoedas fizeram empresas e pessoas perderem milhões de reais, o caso de mais repercussão foi o do meia Gustavo Scarpa, do Palmeiras, que aplicou R$ 6,3 milhões em um investimento de criptomoedas que prometia rentabilidade de até 5% ao mês, mas acabou sendo vítima de um golpe e perdeu todo o dinheiro.
Segundo o programador Bendev Junior, os casos de estelionato não envolveram falhas na tecnologia blockchain – responsável por garantir a segurança das operações com criptomoedas.
“Até hoje não foi comprovado nenhum erro na segurança do blockchain justamente porque essa tecnologia permite um acompanhamento completo de toda a operação, praticamente inviabilizando fraudes, no caso dos golpes, houve mais ligação com estelionato e má alocação de recursos, não diretamente com a tecnologia“.
“Isso demonstra a importância da educação digital, pois muitas vezes, mesmo que a operação em si seja segura, ele depende do fator humano e que pratica golpes volta-se mais a esse ponto, valendo-se da boa vontade e da falta de conhecimento sobre a tecnologia”.
“Quanto ao Real Digital que está próximo de ser lançado pelo Banco Central, sua tecnologia de segurança ainda não foi totalmente divulgada, mas se sabe que será baseada no blockchain, o que oferece mais credibilidade, mas não exclui a possibilidade de que golpes sejam aplicados explorando o analfabetismo digital”. Explica Bendev Junior.