A liderança é um termo muito amplo que possui diversas variáveis e formas de ser encarado, mas existe um conceito que tem sido cada vez mais trazido à tona quando se fala de liderança e trazido opiniões divergentes: A empatia. A empatia é uma qualidade fundamental para líderes, pois ajuda a criar laços fortes e entender melhor a equipe, porém, quando é usada de forma excessiva, pode trazer problemas, como prejudicar a tomada de decisões e deixar a equipe confusa e sem direção. Como usar a empatia na liderança? De acordo com a empresária brasileira de destaque nos Estados Unidos, Sophia Utnick-Brennan, a empatia deve ser usada para entender o colaborar, ouvir feedbacks e fazer os ajustes necessários, mas não para assumir conciliações que prejudicam o andamento de toda a equipe. “Ser um líder empático ajuda a tornar todo o clima organizacional melhor, mais tranquilo, evitar problemas entre a equipe, ajuda a ouvir feedbacks com mais eficiência, mas para isso é preciso ter moderação pois é preciso conciliar interesses sempre focando nos objetivos da equipe como um todo”, explica. 5 dicas para ser um líder mais empático: 01 – Saiba escutar ativamente, fazendo perguntas e mostrando interesse genuíno; 02 – Crie um ambiente confortável para que as pessoas compartilhem suas preocupações; 03 – Entenda de emoções, esteja atento aos sinais emocionais e valide os sentimentos da equipe; 04 – Entenda as necessidades individuais e ofereça suporte; 05 – Dê o exemplo, mostre empatia em suas ações.